top of page

Um pouco de história sobre os elevadores

  • Vendas Fazo Ferramentas
  • 5 de dez. de 2016
  • 3 min de leitura

A invenção do elevador aconteceu em 1853, quando o empresário norte-americano, Elis Graves Otis, oficializou o primeiro elevador de passageiros. No entanto, estruturas semelhantes ao nosso conhecido elevador já eram utilizadas em tempos remotos. Um exemplo disso é que por volta do ano 1500 a.C, os egípcios já utilizavam elevadores rudimentares para elevar as águas do rio Nilo. A operação se dava por tração animal e humana. Com a Revolução Industrial, os elevadores passaram a funcionar pela energia do vapor. Os primeiros elevadores utilizados pelo homem para o transporte de passageiros alcançavam a altura de até oito andares e levavam cerca de dois minutos no percurso.

O americano, Elis Graves Otis, também inventou o primeiro sistema de segurança para elevadores e criou um trilho para a passagem dos cabos, o que evitava a oscilação do elevador. Em 1857, Elis Otis foi convidado para inaugurar o primeiro elevador de passageiros num edifício comercial que contava com cinco andares. No Brasil, a produção de elevadores começou em 1918.

Como funciona um elevador automotivo

Eles precisam de sistemas mecânicos avançados para lidar com o peso considerável do carro do elevador e sua carga.

Mecanismos de controle operam o elevador e dispositivos de segurança garantem que tudo corra bem.

Os sistemas de elevador hidráulico levantam um carro usando uma bomba hidráulica, um pistão dirigido por fluidos montados dentro de um cilindro que é conectado a um sistema de bombeamento. O sistema hidráulico tem três partes:

  • um tanque (o reservatório de fluido)

  • uma bomba que é acionada por um motor elétrico

  • uma válvula entre o cilindro e o tanque

A bomba força o fluido do tanque em um cano, levando ao cilindro. Quando a válvula é aberta, o fluido de pressurização escoará pelo caminho da mínima resistência e retornará ao tanque de fluido. Mas quando a válvula está fechada, o fluido de pressurização não tem lugar para ir, exceto o cilindro. Conforme o fluido entra no cilindro, ele empurra o pistão para cima, erguendo o carro do elevador.

Quando o carro se aproxima do andar correto, o sistema de controle envia um sinal para o motor elétrico para, gradualmente, fechar a bomba.

Para descer o carro, o sistema de controle de elevador envia um sinal para a válvula por uma solenóidebásica (verifique Como funcionam os eletroímãs para maiores informações sobre solenóides). Quando a solenóide abre a válvula, o fluido que entrou no cilindro pode fluir para o tanque de fluido. O peso do carro e a carga empurram o pistão, que conduz o fluido ao tanque.

O carro desce gradativamente. Para parar o carro em um andar mais baixo, o sistema de controle fecha a válvula de novo.

Quais as Diferenças nos Elevadores Automotivos?

Atualmente no mercado existem 4 tipos de Elevadores Automotivos, que são:

• Elevador Automotivo de Embutir

• Elevador Automotivo Hidráulico e Pórtico

Como escolher o elevador automotivo corretamente?

Elevador Automotivo

O Elevador Automotivo é do tipo tesoura, ideal para execução de serviços dentro do veículo, já que pode ter a abertura total das portas. Outra vantagem, é que pode parar em qualquer altura, se adequando ao trabalho que está sendo executado. Possui ainda, prolongadores para adaptar a capacidade para veículos maiores, como caminhonetes.

Elevador Automotivo de Embutir

O Elevador Automotivo de Embutir, é também do tipo tesoura, mas, tem a grande vantagem de poder ficar embutido no piso da oficina, através de cilindro hidráulicos, oferecendo assim, aproximadamente 30% de espaço a mais no local, permitindo área livre para o tráfego de funcionários, ou ainda, para veículos.

Elevador Automotivo Hidráulico

O Elevador Automotivo Hidráulico é assimétrico com 2 colunas, projetado para elevar veículos ou caminhonetes com peso de até 4000 kg, e chegar a altura aproximada de 1.80 m. A vantagem dos braços assimétricos, é que proporcionam menos espaço ocupado, permitindo ainda, abertura das portas. A segurança é feita através de correntes, além das sapatas de apoio de borracha, as quais são antiderrapantes e móveis, graças aos braços articulados com travas mecânicas.

Elevador Automotivo Hidráulico e Pórtico

O Elevador Automotivo Hidráulico e Pórtico, assegura passagem livre entre as colunas, além de contar comparada automática na altura desejada, tudo através do comando de controle. A durabilidade deste elevador, é garantida pela bomba hidráulica compensada nos mancais, pois, realiza constantemente filtragem do fluído hidráulico do reservatório, bloqueando impurezas, além de possuir válvulas de segurança que evitam sobrecargas.

Commentaires


© 2017 por Fazo Ferramentas. Orgulhosamente via Eduardo Jr Marketing para Internet

bottom of page